Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

Gigantologia



Antes de Shadow of the Colossus ser lançado na América do Norte e Japão, no final de outubro de 2005, a Sony lançou uma campanha de marketing inesperada para promover o jogo.

Em janeiro de 2005, um blog chamado Giantology (www.giantology.typepad.com) foi criado para servir de hub para a campanha. O autor do blog foi Eric Belson, um empregado de uma loja de eletrônicos de 28 anos (e ávido jogador) que vivia em Evanston, Illinois com sua namorada, Lauren. Ele declarou-se o primeiro do mundo a estudar a Gigantologia depois de encontrar, em uma busca do Google, que ninguém estava usando o termo. Ele revelou que o blog seria usado como um lugar para publicar suas pesquisas, que estava recolhendo para um livro, cujo título era The Age of Giants (A era dos Gigantes).

A campanha foi um enorme sucesso. Seus personagens fictícios ganharam ofertas para aparecerem em um livro, ajuda na pesquisa e pedidos de entrevista, sua teorias foram falados por milhares de fóruns, assim como em rádios e talk shows. No total, a campanha foi vista por cerca de 25 milhões de pessoas em mais de 110 países.

Em Outubro de 2005, Belson começou a postar informações sobre e cinco criaturas encontradas em todo o mundo - todos eram Colossus do game.



A escavação em Jebal-BarezMain (05 de outubro de 2005)


A primeira parte da campanha começou quando o Gigantologo postou um link para um site pertencente ao arqueólogo holandês Casper Shilling, que alegou ter encontrado o esqueleto de um animal durante uma expedição nas montanhas iranianas de Jebal Barez. Schilling tirou várias fotografias das ruínas. O esqueleto era, na realidade, uma construção modelada do 13º colosso, Phalanx.


O gigante do tsunami Tamil Nadu (6 de outubro de 2005)


Um dia depois, veio uma outra história, desta vez com um vídeo de um noticiário local em Portugal, onde encontraram um enorme esqueleto levado para o litoral de Tamil Nadu por um tsunami recente. O vídeo incluiu um sobrevôo de helicóptero dos restos mortais, que foram modelados do primeiro colosso, valus.




A enguia do mar de Sulu (10 de outubro de 2005)


190 metros abaixo da superfície do mar, perto da Austrália, uma equipe de mergulhadores, liderados por Ed Guyler, alegou ter encontrado uma enorme estátua. Os testes revelaram que, aparentemente, o material da estátua era composto de osso foi, e que tinha sido, em algum ponto, vivo. O site afirmou que acreditava que o gigante era uma subespécie de enguia, mas a descoberta da fraude foi que realmente era o sétimo Colosso, Hydrus.



A descoberta do gigante do gelo (21 de outubro de 2005)


Um geólogo chamado Arkady Simkin supostamente viajou para a Sibéria, em uma expedição para procurar petróleo, mas o que ele dizia ter encontrado no lugar era um colosso. Um gigante semi-congelado, ao qual ele se referiu como Taurus, a besta é o segundo colosso, Quadratus. Quando o site estava online, tinha um vídeo do colosso e uma foto de uma pintura rupestre retratando homens caçando o colossus. O vídeo da digitalização e da pintura rupestre poderia ser acessada introduzindo a senha correta (que era "polaricegiant).




A descoberta de uma estranha estátua no Peru (18 de novembro de 2005)


Quando Andrew e Ellie Sayre tiraram férias com a família no Peru, fizeram uma descoberta inesperada de uma estátua que "não estava em nenhum dos guias". A estátua é realmente um modelo grande do terceiro colosso, Gaius. A família também tirou uma foto de uma antiga caverna, que pensavam que tinha algo a ver com a estátua. O vídeo de sua descoberta era realmente a primeira mídia filmadas para a campanha, e foi usada pelos comerciantes como um vídeo "demo" para a Sony.



Caverna na Zâmbia



O último post no blog, que terminou com a notícia de uma descoberta perto de Lusaka, capital da Zâmbia. Um leitor anônimo enviou ao blog uma foto de um recorte de jornal sobre a descoberta de uma pintura rupestre de quatro dos colossos (Quadratus, Barba, Caio e Phalanx), dispostos em torno de um símbolo do centro. Embora muito do texto do artigo tenha sido cortado, ainda é possível ver alguns detalhes:

As estimativas iniciais das datas das pinturas eram por volta de 20.000 a 30.000 anos, entretanto, a Idade da Pedra (um período de tempo de aproximadamente dois milhões e meio de anos atrás) também é mencionado no artigo.
O título do artigo enfatiza as pinturas que foram encontradas em um "local" remoto.
As pinturas foram analisadas no artigo de alguém cujo apelido era "MIYASATO".



2 comentários:

  1. Muito bom artigo, só uma correção, Tamil Nadu fica na Índia e aí no texto mencionava Portugal.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nussa!!Os colossus existem xP fiquei meio confuso mas acho que entendi. ótimo texto

    ResponderExcluir